BSBIOS adquire Complexo Industrial La Paloma com fábrica de biodiesel e esmagadora de soja no Paraguai
A BSBIOS adquiriu o Complexo Industrial La Paloma, empresa localizada em La Paloma del Espíritu Santo, no Departamento de Canindeyú, no Paraguai. O contrato foi assinado nesta quinta-feira (05/01) na cidade por Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS, e pelos sócios da La Paloma Darci Ricardi, Massimiliano Corsi e Sidney Wedderhoff. A aquisição reafirma o posicionamento de diversificar os investimentos, internacionalizar a empresa e avançar em matérias-primas e energias renováveis, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Paraguai e com o atendimento da crescente demanda por biodiesel na região.
A BSBIOS já desenvolve suas relações comerciais no Paraguai, por meio do projeto de investimento na biorrefinaria de biocombustíveis avançados Omega Green, e agora passa a contar com a unidade de esmagamento de soja e produção de biodiesel, que se denominará BSBIOS La Paloma.
“Estamos orgulhosos de dar mais este passo. Esta operação reforça nossa crença no potencial do Paraguai, onde estamos investindo com a intenção de ampliar nossas operações internacionais”, explica Battistella. “Com a BSBIOS La Paloma, teremos a oportunidade de originar matéria-prima própria de forma integrada aos produtores da região, além de avançar na certificação dos fornecedores para consolidar a atuação cada vez mais sustentável em toda a cadeia” declarou.
O empresário ainda destacou que a região permite o crescimento da operação nos próximos anos. “É com esta visão de crescimento, investimentos contínuos e geração de emprego e renda para as comunidades que estamos chegando em Canindeyú, assim como fizemos em todas as regiões onde atuamos”, destacou Battistella.
“Estamos muito felizes com a operação. Essa etapa é um marco muito importante em prol da comunidade produtiva de Canindeyú e fortalecerá à indústria nacional”, disse Massimiliano Corsi.
Complexo Industrial
O complexo conta com a capacidade de produzir 7 milhões de litros de biodiesel por ano, a base de óleos vegetais, e tem capacidade de esmagar 50 mil toneladas de soja por ano, produzindo cerca 38 mil toneladas de farelo no período, casca de soja e óleo vegetal. A unidade ainda possui capacidade de armazenagem de grãos e farelo de soja, o que permitirá à empresa realizar tranding (modalidade de investimento no mercado financeiro) de outros grãos. Os colaboradores locais serão mantidos na unidade, que conta com uma área total de 15,3 hectares.
A planta está localizada no Departamento de Canindeyú, que é o terceiro maior produtor de soja do Paraguai, ocupando cerca 680 mil hectares de área. Seu centro urbano está localizado a apenas 5 km do distrito de Francisco Álvarez, a aproximadamente 195 km de Ciudad del Este e a 35 km de Salto del Guairá. Inaugurada em 2018, o Complexo Agroindustrial La Paloma é resultado de um investimento realizado em conjunto por Darci Ricardi, produtor paraguaio de soja, e Maximiliano Corsi, investidor italiano.
BSBIOS
A BSBIOS é uma empresa brasileira fundada em 2005 e tem por propósito participar do desenvolvimento sustentável do planeta por meio da Agronegócio e das Energias Renováveis.
Além de duas unidades produtivas no Brasil, uma em Passo Fundo (RS) e outra em Marialva (PR), o grupo também conta com uma unidade de produção na Suíça e conduz o projeto de construção da biorrefinaria Omega Green no Paraguai, que irá produzir biocombustíveis avançados (HVO – diesel verde, SAF – bioquerosene de aviação e nafta verde).
A empresa acabou de anunciar o investimento na primeira usina de etanol de grande escala do Rio Grande do Sul. Localizada em Passo Fundo (RS), a nova unidade produzirá, quando totalmente instalada, 220 milhões de litros de etanol (anidro ou hidratado) e 155 milhões de toneladas por ano de farelo para a cadeia de proteína animal.
Galería de imágenes
Otras noticias